Controlar
Controlar
// Entrevista com a equipa de IDI


Nome: Carlos Alcobia
Idade: 47 anos
Formação: Doutoramento em Engenharia Mecânica
Instituição de Ensino: Universidade de Coimbra
Função atual: Gestor Global de IDI

Nome: Carla Pereira
Idade: 33 anos
Formação: Doutoramento em Engenharia Biomédica
Instituição de Ensino: Universidade do Minho
Função atual: Gestora de IDI

Nome: Rafael Gomes
Idade: 27 anos
Formação: Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Instituição de Ensino: Universidade do Porto
Função atual: Coordenador de Projetos de IDI
Nome: João Queirós
Idade: 33 anos
Formação: Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Instituição de Ensino: Universidade do Porto
Função atual: Coordenador de Projetos de IDI

Nome: Pedro Vieira
Idade: 29 anos
Formação: Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica
Instituição de Ensino: Universidade do Minho
Função atual: Coordenador de Projetos de IDI


Há quanto tempo existe o IDI (Investigação, Desenvolvimento e Inovação) como departamento autónomo na CONTROLAR?


O Departamento de IDI, como departamento autónomo, existe desde 2013 na sequência da certificação da CONTROLAR pela NP4457 (Certificação de Sistemas de Gestão Investigação, Desenvolvimento e Inovação) e do surgimento dos primeiros projetos cofinanciados de ID, ainda no tempo do QREN. Atualmente, a equipa é constituída por cinco pessoas dedicadas a 100% às atividades de IDI e está, neste momento, em processo de internacionalização da equipa com a criação do departamento de IDI na EIIT.

Quais são os principais objetivos do departamento?

No Departamento de IDI somos responsáveis por articular com as restantes áreas da empresa tudo o que respeita à procura, definição e execução de projetos de IDI. Além disso, temos também a responsabilidade de promover a criatividade interna, vigilância tecnológica e a gestão do conhecimento. Ao nível da criatividade, temos uma plataforma onde os colaboradores podem colocar as suas ideias e acompanhar o processo de implementação das mesmas. Temos também o papel de gestão de incentivos financeiros da empresa, sendo que até ao momento, no departamento de IDI, temos uma taxa de sucesso de 100% de aprovação em candidaturas aos sistemas de incentivos do Portugal 2020/QREN.

Qual o potencial que a CONTROLAR vê nas atividades de IDI?

As atividades de IDI têm permitido criar valor em diversas vertentes. Primeiro, no reconhecimento e notoriedade da marca CONTROLAR, visto que temos arrecadado diversos prémios relacionados com as atividades de inovação da empresa, destacando-se o facto de termos sido finalistas do Prémio PME Inovação COTEC-BPI nos últimos três anos e finalistas do Prémio Millennium Horizontes 2018 na categoria Inovação. Segundo, no desenvolvimento de novas e inovadoras soluções para diversos produtos que também permitem uma diversificação dos mercados onde a CONTROLAR opera. Finalmente, na criação de uma rede de contactos que tem permitido consolidar o nosso ecossistema de inovação e o estabelecimento de diversas parcerias estratégicas.

Que entidades estão envolvidas e como é que dinamizam esse ecossistema de inovação?

O ecossistema de inovação da CONTROLAR inclui clientes, fornecedores, entidades de IDI, clusters, associações, consultoras e outras entidades. A dinamização passa pelo desenvolvimento de diversas atividades, tais como a participação em eventos, a integração em diversas associações empresariais e clusters, etc. Uma atividade que tem assumido um relevo bastante importante é a organização do Fórum de Inovação da CONTROLAR. Este evento, que tem sido bienal, conta com a participação dos nossos parceiros tecnológicos e tem colocado em cima da mesa questões relacionadas com a Indústria 4.0 e a mobilidade do futuro. A próxima edição está agendada para o último trimestre de 2020.

O IDI também mantém relações de proximidade com entidades de I&D. Qual é a importância dessas parcerias?

Vemos com particular importância as parcerias com as entidades de I&D, por forma a transferir conhecimento de vanguarda para os nossos produtos e serviços e estarmos um passo à frente das necessidades dos nossos clientes (atuais e futuros). Consequência das ligações que foram estabelecidas ao longo dos anos, temos vindo a incrementar estas parcerias com projetos de IDI em co-promoção, teses de mestrado e doutoramento.

A aposta forte da empresa em atividades de I&D irá manter-se no futuro? De que forma?

Sim, claro! Nas áreas de atuação da CONTROLAR é fundamental a promoção contínua do nosso ecossistema de inovação, com novas parcerias, novos projetos e desenvolvimento de novos produtos. Temos vindo a apostar no desenvolvimento de tecnologias que suportem a digitalização da indústria, tais como Internet of Things (IoT), realidade aumentada, Digital Twin, inteligência artificial e blockchain, que são transversais a vários sectores. Numa outra vertente, ciente da rápida evolução tecnológica na nossa área de atuação, a CONTROLAR vai continuar a apostar significativamente na formação avançada dos seus colaboradores.

Quais os desafios da investigação no futuro?

Vemos como principais desafios a mobilidade do futuro e a sustentabilidade do planeta. A iminência dos veículos autónomos, o crescimento da mobilidade elétrica (aérea e terrestre) e a exploração do espaço levam a que a CONTROLAR tenha de acompanhar estas tendências com o desenvolvimento de novos produtos que os suportem. A preocupação ambiental assenta numa redução do desperdício, numa escolha criteriosa de materiais e que idealmente nos encaminhe para um modelo de economia circular. Para todas estas áreas, é nossa ambição ser cada vez mais um parceiro de referência dos nossos clientes na área de inovação e investigar com eles as soluções do futuro.

Como é que vocês se descrevem como equipa?

Somos uma equipa multidisciplinar, tanto em competências, como em personalidades, que se equilibram e se traduzem num bom espírito de grupo e ambiente de trabalho. Conseguimos conciliar os momentos recreativos com o trabalho mais sério e promover a criatividade necessária para as atividades do nosso departamento.

A Controlar nas redes sociais:
Facebook - Controlar
Youtube - Controlar
© Controlar2019 | Todos os direitos reservados - Empowered
Certificações e Parcerias
  TUV Certification   Microscan Preferred Partner National Instruments Alliance Member Wonderware
Visite-nos também em:
VISToolkit
ON.2 Novo Norte - QREN - UE
Cofinanciado por:
Compete Portugal 2020 União Europeia
Utilizamos cookies para poder oferecer-lhe um melhor serviço no nosso espaço web. Ao continuar a navegar no nosso website autoriza a utilização das cookies. 
Saiba mais.
Aceitar