Controlar
Controlar
// Entrevista com David Leite, Lean Manager
David Leite
Nome: David Leite
Idade: 32
Formação: Gestão da Qualidade, atualmente a tirar MBA na Porto Business School
Instituição de Ensino: Escola Superior de Gestão de Felgueiras
Função atual: Lean Manager                                                      

A CONTROLAR quer ser uma empresa Lean. Como surgiu essa ideia?


A CONTROLAR teve um crescimento abrupto a partir de 2015. Maior volume de faturação, mais colaboradores, novos departamentos, novas instalações. Tornou-se claro que a empresa precisava de se adaptar à sua nova realidade, devendo os processos ser otimizados para atingir altos níveis de performance. Queríamos também estabelecer uma cultura empresarial de melhoria contínua, aprendizagem e inovação, que sustentasse os próximos anos da CONTROLAR. O Lean tornou-se assim a escolha óbvia para atingir estes objetivos.

Como avalia o progresso da implementação deste modelo de gestão?

O Lean não é um sprint mas sim uma maratona. É uma prova de resistência que nunca tem fim. Iniciámos a nossa jornada no final de 2016 e em 2019 ainda digo que estamos no início. A empresa já avançou imenso e já se nota uma grande evolução ao nível da cultura da mesma. No entanto ainda há muito trabalho pela frente de forma a podermos dizer que somos uma empresa Lean.

O Lean vai para além da aplicação no mundo do trabalho. Pode dar alguns exemplos?

O Lean é uma filosofia, um conceito, uma forma de estar. É aplicável a qualquer parte da nossa vida. A eliminação de desperdício, otimização de processos, melhoria contínua podem ser aplicadas tanto numa empresa como em nossa casa. Tanto na indústria, como em serviços. O método utilizado para otimizar um processo industrial poderá ser o mesmo usado para otimizar a minha rotina matinal em casa. Após dominar o conceito e as ferramentas tudo é possível.

De que forma é que o Lean mudou a sua vida?

O Lean apareceu na minha vida através do livro de Paul Akers “2SecondLean”. Posso dizer que foi até hoje o livro que mais influenciou a minha vida. Apaixonei-me por esta forma de estar, de constante aprendizagem e melhoria. Hoje em dia é impossível “desligar-me” dos conceitos Lean. Vejo desperdício em tudo o que faço e estou constantemente a pensar em formas de ser mais rentável. O Lean tornou-se na minha vocação.

Que conselho daria a quem está a começar a jornada Lean?

Esta é uma pergunta difícil porque há muito a dizer. Há tantos conselhos que se podem dar a alguém que está a começar. Mas principalmente diria para não ter medo de errar e “Just do it”! Não há soluções perfeitas e mais vale uma melhoria medíocre agora do que uma melhoria incrível daqui a um ano! É por as mãos na massa e ir construindo o caminho. Mas com muita paciência, porque como já disse… o Lean é uma maratona e não uma corrida dos 100 metros.
A Controlar nas redes sociais:
Facebook - Controlar
Youtube - Controlar
© Controlar2019 | Todos os direitos reservados - Empowered
Certificações e Parcerias
  TUV Certification   Microscan Preferred Partner National Instruments Alliance Member Wonderware
Visite-nos também em:
VISToolkit
ON.2 Novo Norte - QREN - UE
Cofinanciado por:
Compete Portugal 2020 União Europeia
Utilizamos cookies para poder oferecer-lhe um melhor serviço no nosso espaço web. Ao continuar a navegar no nosso website autoriza a utilização das cookies. 
Saiba mais.
Aceitar