Controlar
Controlar
// História

Em 1995, Fernando Leite e Pedro Torres, dois colegas engenheiros electrotécnicos que trabalhavam na antiga Blaupunkt em Braga, Portugal, com um elevado know-how na área de testes funcionais para auto-rádios, detectaram uma oportunidade de negócio e com a capacidade empreendedora que os caracteriza criaram a Controlar. No início, o cliente principal era a Blaupunkt, para a qual desenvolviam hardware e software para sistemas de teste na produção. Apoiados no seu elevado know-how e competência que lhes era reconhecidos, a Controlar cresceu de forma sólida e sustentada nos seus primeiros anos com uma estratégia de captação de mercado nacional relativo aos auto-rádios, tendo começado a trabalhar com os principais fabricantes internacionais desta área.

Em 1998 a Controlar teve a oportunidade de diversificar a sua actividade dentro da automação industrial, começando a trabalhar no sector dos plásticos e dos moldes. Concebiam máquinas para a verificação da produção de peças plásticas técnicas (indústria automóvel), de forma a testar a sua qualidade e monitorizar o seu desempenho. Outras áreas, ainda dentro do sector dos plásticos técnicos para a indústria automóvel em que a Controlar desenvolveu know-how e equipamento, foram a soldadura e corte a quente, tendo concebido linhas completamente automáticas de montagem e soldadura e máquinas semi-automáticas de corte a quente.

De 1999 a 2004, na evolução da sua actividade, a Controlar começa a dividir-se nitidamente em três unidades estratégicas de negócio:

  • Sistemas de Teste que desde sempre foi o core business da Controlar e que cada vez mais vinha a desenvolver-se com outras áreas de diversificação, como a área do desenvolvimento de equipamento para testes de fiabilidade a componentes electrónicos em laboratório;
  • Sistemas de Automação que teve o seu início nas indústrias de plásticos mas rapidamente se expandiu a outras indústrias de componentes de automóvel e de indústrias de processos químicos;
  • Sistemas de Auto-ID vocacionados para a comercialização de equipamento de identificação automática como os leitores de códigos de barras.

De 2005 a 2010, trabalhando em parceria muito próxima com clientes chave a nível mundial na indústria automóvel, como é o caso da BOSCH, DELPHI e VISTEON, a Controlar começou a criar produtos, equipamentos e ferramentas standard de software que lhe permitiram uma grande alavancagem no seu negócio, potenciando o seu crescimento de uma forma exponencial com a comercialização de produtos como o BURN-IN ou SCREENING. Ao mesmo tempo e para garantir que este crescimento era consolidade e feito de forma duradoura, a Controlar apostou seriamente na certificação de qualidade ISO 9001, formando todos os seus quadros, estruturando todos os seus processos da forma mais eficiente e prática. Desta forma o cliente recebia garantias de  capacidade, inovação e qualidade dos serviços e produtos fornecidos.

Em 2009 a Controlar começa a criar a sua estratégia de internacionalização. No início impulsionada pelos próprios clientes internacionais e posteriormente, de uma forma mais organizada e estratégica, co-financiada por um projecto do QREN SI-Qualificação e Internacionalização, prevendo a expansão em vários mercados e actuações estruturais de qualificação da empresa, tanto ao nivel de estratégias de Marketing como Comerciais.

No final de 2010 e inícios de 2011 registou-se mais um salto quantitativo na Controlar com a aquisição de participação em duas empresas espanholas da mesma área, mas com focos diferentes e presentes em mercados onde a Controlar ainda não se encontra implementada, como é o caso da Índia, Brasil e México. Assim, a Controlar acelera o seu projecto de internacionalização, chegando aos mercados que considera importantes de uma forma mais rápida e eficiente. Isto também permite à Controlar diversificar a sua actuação em áreas que, até então, dificilmente lhes eram acessíveis, como por exemplo a indústria aeronáutica.

Em 2011, a Controlar renova toda a sua imagem de marca, tentando transmitir desta forma uma nova etapa na sua vida, uma preparação para novos desafios.

Os anos seguintes foram dedicados a uma forte aposta na Investigação, Desenvolvimento e Inovação, que conduziu à certificação pela norma portuguesa NP 4457: Sistemas de Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação, bem como pela ISO 14001 - Sistema de Gestão Ambiental, em 2012.

Em 2013, a empresa mudou a sua sede e instalações de produção para um novo complexo industrial com 2.500 m2 de infraestruturas de última geração, em Alfena, perto do Porto, Portugal, que foi totalmente renovado em 2016. A Controlar possui ainda 400 m2 de área de trabalho no Montijo, perto de Lisboa. Esta delegação é responsável pela atividade comercial e pelo apoio dos clientes no sul de Portugal.
A Controlar nas redes sociais:
Facebook - Controlar
Youtube - Controlar
© Controlar2018 | Todos os direitos reservados - Empowered
Certificações e Parcerias
  TUV Certification   Microscan Preferred Partner National Instruments Alliance Member Wonderware
Visite-nos também em:
VISToolkit
ON.2 Novo Norte - QREN - UE
Cofinanciado por:
Compete Portugal 2020 União Europeia
Utilizamos cookies para poder oferecer-lhe um melhor serviço no nosso espaço web. Ao continuar a navegar no nosso website autoriza a utilização das cookies. 
Saiba mais.
Aceitar