Controlar
Controlar
// Sistema de Testes de Vibração Estável e Silencioso
TITLE
TITLE
Disponível para produção em linha

DESTAQUES
• Altamente estável e seguro graças aos suportes anti vibração,
• Minimização das forças aplicadas e ruído camuflado através da utilização de sinoblocos,
• Simulação das condições reais de trabalho e de transporte do produto,
• Design melhorado garantindo um excelente nível de conforto para o operador.

VISÃO GLOBAL
O Sistema de Testes de Vibração da Controlar é um sistema de testes altamente estável com vibração para ser usado em linhas de produção e em laboratórios sob um ambiente controlado. Este sistema pode determinar até que ponto o DUT suporta vibrações mecânicas e danos por fadiga resultantes do manuseamento e transporte, entre outros. Além disso, pode ser adaptado a outros testes, como testes funcionais que requerem cargas de vibração.

O princípio de funcionamento baseia-se na simulação de vibrações normalizadas que podem afetar os componentes do produto final sob condições controladas (por exemplo, clusters de infotainment). O teste pode ser realizado sob uma vibração sinusoidal de frequência fixa ou sob uma rampa de frequências.

ARQUITETURA DO SISTEMA
A estrutura da máquina foi dimensionada para suster e absorver as vibrações geradas durante o teste, que poderiam ser transmitidas para os dispositivos mais sensíveis do sistema. Para este efeito foram aplicados pés anti vibração. O peso da estrutura está dimensionado para sustentar as principais forças geradas durante o teste. Assim, o tampo de vibração foi reforçado com uma plataforma de 142 kg, contribuindo para a estabilidade da máquina.

O tampo de vibração assenta em três sinoblocos, de baixa resistência e com uma capacidade de 20 kg cada, numa configuração em triângulo. Essa configuração sustenta e compensa o peso do ninho aplicado na parte frontal do tampo mantendo o seu equilíbrio e permitindo, simultaneamente, um movimento livre e suave do tampo. Os sinoblocos são capazes de absorver a energia residual resultante da vibração, reduzindo assim a quantidade transferida para a estrutura da máquina.

O componente principal deste sistema de teste é o motor vibrador. O controlo do motor é realizado por um variador de frequência, permitindo o ajuste da frequência de operação do motor com base numa gama ampla de funcionalidades. A máquina conta com sensores e componentes controlados por software, como cilindros pneumáticos, luzes LED, etc., para automatizar a sequência de testes (inserção de DUT, bloqueio de DUT, início de teste, entre outros).

Tendo em conta a segurança, foram implementadas diferentes medidas de precaução de acordo com a resposta da máquina às vibrações. Exemplos disso são a aplicação de barreiras de segurança e a distância entre o tampo superior e a base que foi calculada para minimizar o risco de ferimentos.

PRINCIPAIS APLICAÇÕES
Esse sistema de testes é especialmente adequado para as aplicações de teste na indústria automóvel, que exigem que o DUT - como clusters, autorrádios, molduras e componentes mais pequenos, como botões, etc. - esteja sob ambientes simulados de forças de oscilação.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE REFERÊNCIA*


* adaptável aos requisitos do cliente

Para mais informações, por favor, contacte a Controlar através de geral@controlar.pt.


Downloads

Desenho técnico
A Controlar nas redes sociais:
Facebook - Controlar
Youtube - Controlar
© Controlar2019 | Todos os direitos reservados - Empowered
Certificações e Parcerias
  TUV Certification   Microscan Preferred Partner National Instruments Alliance Member Wonderware
Visite-nos também em:
VISToolkit
ON.2 Novo Norte - QREN - UE
Cofinanciado por:
Compete Portugal 2020 União Europeia
Utilizamos cookies para poder oferecer-lhe um melhor serviço no nosso espaço web. Ao continuar a navegar no nosso website autoriza a utilização das cookies. 
Saiba mais.
Aceitar